O Porto de Imbituba, em Santa Catarina, bateu recorde em exportação de gado vivo no dia 1º de maio, embarcando para o exterior 5 mil cabeças de bovinos. A informação é da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, em nota.
Os bovinos têm como destino o Porto de Iskenderun, na Turquia. “A operação foi recorde em número de animais já exportados pelo terminal”, confirma a nota, acrescentando que os procedimentos duraram 13 horas.
Os cinco mil animais foram comprados por cerca de 200 propriedades rurais, prestigiando pequenos produtores da região. “O Porto cumpre uma de suas missões de se fortalecer como multipropósito, sobremaneira sendo um parceiro público junto aos empresários e a comunidade, impulsionando o fluxo de riquezas que o nosso estado oferece”, destaca o Diretor-presidente da SCPar Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler.
A Turquia é atualmente o país que mais importa bois vivos do Brasil, por motivos político-econômicos e também religiosos, uma vez que a população muçulmana segue regras específicas de alimentação, respeitando as tradições islâmicas. Servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) realizam a fiscalização e certificação desse tipo de operação.
O Porto de Imbituba é o único em Santa Catarina que opera a exportação de cargas vivas. O primeiro lote de terneiros foi embarcado em maio de 2016. Na ocasião, 4,2 mil bovinos foram enviados à Turquia. (Canal Rural)