O relatório Focus divulgado nesta segunda-feira, 30, trouxe revisão para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020. De um crescimento de 1,48% projetado na semana passada, o país passa para uma retração de 0,48%. De acordo com o economista Miguel Daoud, este é apenas o começo da queda. “Acreditamos que o PIB possa cair de 3% a 5% este ano”, comenta.

Segundo o especialista, a economia mundial nunca passou por uma situação como esta, nem mesmo durante as duas guerras mundiais, e com isso as perspectivas não são animadores nem para a agropecuária. “Produtor, ponha o pé no chão. Fazemos parte deste planeta, onde os problemas vão se avolumar. É preciso rever o planejamento: vou continuar plantando o que estou plantando? Continuarei comprando máquinas ou vou compartilhá-las?”, exemplifica.

Daoud afirma que a recente queda brusca do preço do barril de petróleo, causada pela guerra entre Rússia e Arábia Saudita e também pelo coronavírus, praticamente inviabilizou o setor de etanol, que investiu bilhões. “O mundo está se retraindo. Temos a obrigação moral de alertar os produtores rurais”, diz. (Canal Rural)