A utilização da capacidade frigorífica em Mato Grosso, estado com o maior rebanho de bovinos do Brasil, subiu em setembro, mas poderá voltar a cair em outubro diante de um cenário de demanda interna estagnada e recuo nas exportações, segundo levantamento mensal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A utilização da capacidade frigorífica real subiu 3,21 pontos percentuais (p.p.) para 84,83% em setembro, ante agosto. Já utilização da capacidade operacional, que considera apenas os frigoríficos operantes do estado, subiu 3,40 p.p., para 63,99%.
“Essa menor ociosidade que ocorreu no interior das indústrias foi pautada, principalmente, pelo aumento no abate diário de bovinos na média de 7,1% devido à diminuição no número de dias úteis (…) ante o mês anterior”, disse o Imea em relatório semanal divulgado na segunda-feira (24).
A demanda no estado continuou estagnada e as exportações começaram a sinalizar recuo na parcial de outubro, o que poderá aumentar a ociosidade da indústria local neste mês.
(CarneTec)