CarneTec – Por Anna Flávia Rochas em 11/06/2019

Uma missão veterinária dos Estados Unidos inspecionará frigoríficos no Brasil até 28 de junho como parte do processo para possível autorização de compras de carne bovina in natura brasileira, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A vinda da missão norte-americana já havia sido anunciada pelo Mapa em março, após visita de autoridades do governo brasileiro aos EUA.

O governo brasileiro considera que já cumpriu todas as exigências feitas pelos americanos em relação à qualidade do produto e está pronto para dar início às exportações de carne bovina in natura para os EUA, segundo nota divulgada pelo Mapa na segunda-feira (10).

As exportações brasileiras de carne bovina estão suspensas desde junho de 2017, após autoridades sanitárias norte-americanas encontrarem inconformidades nos produtos relacionadas à reação da vacina contra febre aftosa.

Desde então, o Brasil autorizou a redução na dose da vacina e a retirada da saponina na composição da imunização para evitar reações que pudessem causar abcessos no rebanho e prejudicar as vendas internacionais do produto.

A auditoria norte-americana, iniciada nesta semana, visitará abatedouros de carne bovina e suína nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária em São Paulo e Minas Gerais também serão inspecionados, assim como os Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal do ministério (Sipoas) de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de Goiás.

A retomada das vendas de carne bovina para os EUA poderia impulsionar ainda mais as exportações do produto brasileiro neste ano, que sobem 18% no acumulado do ano até maio, num cenário de demanda global elevada por proteínas animais.