Indonésia, Estados Unidos e novas plantas autorizadas a exportarem para a China são as apostas da Minerva Foods para novos mercados, segundo o diretor de Compra de Gado da empresa, Fabiano Tito Rosa. “Em termos de exportação, essas são as principais expectativas”, afirmou ele. Uma missão chinesa veio ao Brasil e visitou algumas unidades, embora ainda não tenha dado resposta: “Acreditamos que saia no curto ou médio prazo”, disse Tito Rosa, durante o 13º Road Show, na unidade da empresa de Barretos (SP).

De acordo com o diretor, a Indonésia é um mercado importante porque o país tem uma grande população – aproximadamente 260 milhões de pessoas – e tem tradição de pagar bons valores pela carne.

Já a reabertura para os EUA seria importante porque o país é uma espécie de “vitrine” para outras nações, que se tornam mais propensas a aceitar a importação de carne brasileira com a aceitação norte-americana. “Com os Estados Unidos reabrindo, podemos pensar também em Japão, Coreia do Sul e Taiwan, por exemplo”, afirmou Tito Rosa.

A China é um país que a empresa considera como fundamental: “É um dos principais players, porque tem população grande, consumo per capita baixo, mas com grande potencial de crescimento. Há também possibilidade de aumento na renda, na urbanização e na própria população. Hoje, já é um dos principais importadores de carne do mundo e tende a conseguir consolidar essa posição”, disse o diretor.

Hoje a China consome, em média, 6 kg de carne bovina por pessoa anualmente, ante a média mundial de 10 kg/pessoa. No Brasil, a média é de 38 kg/pessoa ao ano. A epidemia de peste suína africana na China também tem potencial de aumentar a demanda por carne bovina no país no curto prazo, já que restringe a oferta de carne suína.

A unidade de Barretos da Minerva Foods é uma das autorizadas para exportar para a China, e grande parte da sua produção é voltada para esse mercado. Fabiano Tito Rosa acredita que a abertura de mercados tem sido uma prioridade da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. (Augusto Decker*, augusto.decker@estadao.com)

*O jornalista viaja a convite da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR)