A unidade da JBS em Passo Fundo (RS) poderá retomar as operações a partir de quinta-feira (07) após ficar 14 dias interditada, segundo decisão do juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Passo Fundo, Luciano Ricardo Cembranel, divulgada pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS).
O frigorífico da JBS Aves tinha sido interditado no último dia 24 de abril após fiscalização por auditores fiscais e confirmação de cerca de 20 casos de coronavírus entre funcionários da unidade.
Com a retomada das operações, a JBS de Passo Fundo está obrigada a verificar sintomas da covid-19 nos trabalhadores antes de permitir o embarque em transporte coletivo fornecido pela empresa.
A JBS Aves em Passo Fundo tem atualmente 66 empregados confirmados com covid-19 afastados, segundo nota divulgada pelo MPT-RS na terça-feira (05).
A procuradora do Trabalho, Priscila Dibi Schvarcz, gerente nacional adjunta do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos do MPT, disse que a decisão de liberar o funcionamento do frigorífico ficou “bem aquém do que o MPT espera e reputa necessário para garantia de um ambiente minimamente seguro aos trabalhadores”.
“O MPT espera que a empresa, independentemente de ordem judicial, submeta todos os trabalhadores a testes e a consultas médicas específicas antes de retornar às atividades, a fim de evitar nova onda de contaminações no ambiente de trabalho”, disse ela em nota divulgada pelo MPT. (CarneTec)