O Brasil exportou 349,1 mil toneladas de carne de frango em janeiro, 19,7% a mais que o embarcado em igual mês do ano passado, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
A receita com os embarques no mês passado teve alta de 42%, na comparação anual, para US$ 616,9 milhões, impulsionada pelo maior volume de vendas e alta de 18,6% no preço médio das exportações.
O presidente da ABPA, Ricardo Santin, disse que o preço da carne de frango tem sido pressionado por custos do milho e da soja, além de outros insumos que encareceram no mercado brasileiro.
“O ponto positivo é que, mesmo diante do preço mais caro, a carne de frango brasileira segue fortemente demandada graças a atributos como a qualidade dos produtos e o fato de o Brasil ser o único grande exportador livre de influenza aviária”, disse Santin em comunicado divulgado pela ABPA na segunda-feira (07).
O principal importador da carne de frango brasileira em janeiro foi a China, que elevou as compras em 4,6% para 48,3 mil toneladas. O segundo principal comprador foram os Emirados Árabes Unidos, que importaram 96,6% a mais, para 42,8 mil toneladas.
Entre os destaques ainda estão a União Europeia (18,1 mil toneladas, +53,3%), Filipinas (11,4 mil t, +339,4%), Coreia do Sul (10 mil t, +94%) e Rússia (9,2 mil t, +100%).
(CarneTec)