Mato Grosso, maior estado produtor de carne bovina no país, registrou uma queda de 4,57% no volume das exportações de carne bovina in natura nos primeiros 11 meses de 2018, atribuída às dificuldades logísticas durante a greve dos caminhoneiros no segundo trimestre, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A queda ocorreu no mesmo período em que as exportações de carne bovina in natura do Brasil como um todo aumentaram 9,7%, disse o Imea em relatório divulgado na segunda-feira (10).
“Este pior desempenho do estado neste ano pode ser justificado em parte pela maior dependência do modal rodoviário, o qual teve grandes problemas no segundo trimestre devido à greve dos caminhoneiros”, escreveram os analistas do Imea.
“Diante disso, para não perder mercado, alternativas para diminuição desta dependência rodoviária necessitam ser dialogadas.”
Apesar da queda anual, Mato Grosso registrou em novembro um recordo no volume de exportação de carne bovina in natura para o mês, a 27,84 mil toneladas. Esse volume é, porém, 5,61% menor que o exportado em outubro.
A agroindústria de carne bovina brasileira vem registrando desempenho positivo nos mercados externos ao longo deste ano, com perspectiva de que o volume total de exportação até dezembro fique acima de 10% do registrado em 2017. (AE)