A BRF destinará R$ 3,5 milhões para fundos de pesquisas dos principais centros de estudos brasileiros, informou a empresa na terça-feira (16) por meio de nota à imprensa. Dentre os contemplados estão a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ), e o Hospital das Clínicas, em São Paulo (SP).
De acordo com a BRF, a doação é designada ao avanço de protocolos de tratamento, diagnóstico e desenvolvimento de medicamentos para o combate de infectados pela covid-19.
No caso da Fiocruz, o recurso será dedicado ao ensaio clínico Solidarity, lançado pela Organização Mundial da Saúde e coordenado no Brasil pela fundação. O estudo tem como objetivo identificar tratamentos eficazes para a covid-19.
Já no Hospital das Clínicas, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, será realizado investimento em pesquisas na descoberta de novas possibilidades de tratamento da doença.
A BRF ainda está em contato com outras duas instituições no país que também estão desenvolvendo estudos relacionados ao tratamento do novo coronavírus.
As parcerias são coordenadas pelo BrfHub, braço de inovação aberta da BRF, que procura diariamente conectar a empresa com novos estudos e tecnologias.
“Acreditamos no poder da ciência nacional e apoiamos iniciativas inovadoras, com base científica, que auxiliem toda a sociedade, com o desenvolvimento de pesquisas para a descoberta de protocolos de tratamentos eficazes e novos medicamentos para combater a covid-19”, disse a gerente de Inovação da empresa, Stephanie Blum, na nota.
A ação faz parte dos R$ 50 milhões anunciados em abril pela BRF em doações em alimentos, insumos médicos e apoio a fundos de pesquisa e desenvolvimento social, para contribuir com os esforços de combate aos efeitos da pandemia.
A iniciativa alcançará hospitais, organizações de assistência social e profissionais de saúde nos estados e municípios em que a empresa possui operação.
Ao todo, somente nas instituições hospitalares, incluindo hospitais de campanha, as doações deverão favorecer mais de 15 mil pessoas/dia, por meio de cerca de 2,5 milhões de refeições pelos próximos três meses. A BRF informou ainda que estenderá essa iniciativa para os países onde possui unidades produtivas, como Turquia e Emirados Árabes Unidos. (CarneTec)