Frigoríficos no Paraná, maior estado produtor de carne de frango do Brasil, abateram 984,7 milhões de aves no primeiro semestre deste ano, 7,1% acima da produção do mesmo período do ano passado e o melhor resultado já alcançado para um semestre, disse o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) na quarta-feira (22).
As exportações somaram 825,1 mil toneladas de carne de frango no semestre, alta de 4,1% ano a ano.
Da carne de frango produzida no Paraná, 66,4% foram vendidos no mercado interno e 33,6% foram exportados.
Os principais países compradores do produto foram China (177,3 mil toneladas), África do Sul (67,5 mil toneladas) e Emirados Árabes Unidos (58,3 mil toneladas).
O aumento na produção e exportação de carne de frango paranaense ocorreu em momento de combate à pandemia da covid-19, quando unidades tiveram que adequar operações para manter a produção.
O Sindiavipar disse que a indústria avícola paranaense investiu R$ 100 milhões em ações para reduzir o risco da propagação do vírus nas unidades e garantir a produção.
“As empresas estão comprometidas com suas equipes, nas quais o bem-estar de seus integrantes e a manutenção da saúde têm total prioridade”, disse o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, em nota.
Ele acrescentou que o setor também tem a responsabilidade de entregar alimento de qualidade e em quantidade para abastecer os mercados que dependem da produção. (CarneTec)