{"id":24258,"date":"2022-06-23T10:24:59","date_gmt":"2022-06-23T13:24:59","guid":{"rendered":"http:\/\/blog.agridata.agr.br\/?p=24258"},"modified":"2022-06-23T10:24:59","modified_gmt":"2022-06-23T13:24:59","slug":"logistica-fretes-do-agro-sobem-392-em-maio-ante-maio-21-porem-nao-acompanham-alta-do-diesel","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.agridata.agr.br\/logistica-fretes-do-agro-sobem-392-em-maio-ante-maio-21-porem-nao-acompanham-alta-do-diesel\/","title":{"rendered":"Log\u00edstica: fretes do agro sobem 3,92% em maio ante maio\/21, por\u00e9m n\u00e3o acompanham alta do diesel"},"content":{"rendered":"
Segundo o estudo, entre maio de 2021 e maio de 2022, o custo do transporte por quil\u00f4metro rodado por eixo no agroneg\u00f3cio aumentou 3,92%, enquanto o pre\u00e7o do diesel S500, em igual per\u00edodo, subiu 53,11%. De abril para maio de 2022, o diesel teve alta de 3,67%, e o frete do agro caiu 0,04%.<\/span><\/p>\n Na avalia\u00e7\u00e3o da Fretebras, com a nova alta de 14,26% anunciada em 17 de junho pela Petrobras, a expectativa \u00e9 de que os caminhoneiros aut\u00f4nomos intensifiquem as negocia\u00e7\u00f5es dos fretes do setor para tentar compensar a escalada no custo do transporte.<\/span><\/p>\n A Fretebras realizou enquete com mais de 1.300 motoristas, e 44,8% dos participantes disseram que consideram deixar a profiss\u00e3o em breve devido ao aumento nos custos do transporte. “Apesar das iniciativas do governo de gerar mudan\u00e7as positivas neste cen\u00e1rio de diesel muito alto, como o teto do ICMS e a redu\u00e7\u00e3o do gatilho nos ajustes da tabela de pre\u00e7o m\u00ednimo, a verdade \u00e9 que o principal fator que influencia no valor dos fretes \u00e9 a lei de oferta e demanda”, disse o diretor de Opera\u00e7\u00f5es da Fretebras, Bruno Hacad, em nota. “Se os caminhoneiros n\u00e3o aceitarem mais viajar a um pre\u00e7o que n\u00e3o compensa, naturalmente o valor do frete vai aumentar.” A plataforma incluiu uma calculadora de custo do frete que permite aos motoristas saber a despesa do trajeto antes de negoci\u00e1-la.<\/span><\/p>\n Entre maio de 2021 e maio de 2022, o maior aumento no pre\u00e7o do frete foi registrado na categoria de produtos industrializados (+4,17%), enquanto o setor de constru\u00e7\u00e3o teve alta de 1,31%. Considerando todos os setores, o custo do transporte por quil\u00f4metro rodado por eixo teve alta de 3,79% entre maio de 2021 e maio de 2022. De abril para maio de 2022, o aumento foi de 0,98%. As regi\u00f5es Sudeste e Sul apresentaram as maiores altas no frete rodovi\u00e1rio, de 7,20% e 4,10%, respectivamente, na compara\u00e7\u00e3o anual. Dentre os Estados, os de mais destaque foram S\u00e3o Paulo, com alta de 8,09%, e Santa Catarina, com aumento de 6,82%.<\/span><\/h6>\n O pre\u00e7o do frete rodovi\u00e1rio para o agroneg\u00f3cio subiu, mas ainda n\u00e3o acompanha a escalada de pre\u00e7o do diesel, mostra o \u00cdndice Fretebras do Pre\u00e7o do Frete (IFPF). A plataforma de transporte de cargas tinha 4 milh\u00f5es de fretes cadastrados at\u00e9 maio, e os fretes do agro representam quase 40% de todas as cargas. Segundo […]<\/p>\n(Broadcast Agro)<\/span><\/h6>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"