A BRF terá que testar todos os funcionários de sua unidade de processamento de aves e suínos em em Concórdia (SC) para a covid-19, segundo determinação da Vigilância Sanitária de Santa Catarina na segunda-feira (18), informou o Ministério Público do Trabalho do estado em nota.
A autoridade sanitária determinou que a BRF afastasse 50% dos 5.740 trabalhadores na unidade em Concórdia imediatamente para que fossem submetidos aos testes, sendo que a outra metade será afastada posteriormente para fazer a testagem.
A planta da BRF em Concórdia teve 144 casos positivos de covid-19 entre os funcionários, segundo o MPT-SC.
A BRF disse em comunicado na quinta-feira (21) que já vem realizando testes em seus colaboradores como medida preventiva à covid-19. Os testes em Concórdia foram iniciados no dia 21 e se estendem até domingo (24).
A empresa disse que casos positivos apontados nos testes rápidos serão testados pelo exame RT-PCR, mais preciso, para confirmar os diagnósticos.
“Enquanto aguarda o resultado do exame RT-PCR, a BRF está, preventivamente, afastando e orientando todos os colaboradores cujos testes venham a dar resultado positivo, portanto, considerados suspeitos”, disse a empresa.
Funcionários que apresentam sintomas também já estão sendo afastados, conforme as medidas de prevenção estabelecidas no protocolo adotado pela empresa.
A companhia não divulgou o número de infectados ou afastados. (CarneTec)