As vendas no Varejo no mês de maio aumentaram 21,0%, descontada a inflação, em comparação com o
mesmo mês de 2020. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista,
o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 36,7%.
Efeitos de calendário beneficiaram o resultado de maio deste ano, que contou com um dia útil a mais que
em igual período do ano passado. Dessa forma, sem tais efeitos, o índice do mês registrou alta de 20,1%,
descontada a inflação. Em termos nominais, com os ajustes de calendário, o faturamento aumentou
35,6%.
De acordo com Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo, é o segundo mês seguido de aceleração das
vendas no Varejo. “Assim como observado em abril, a forte alta das vendas no mês de maio está
relacionada com a fraca atividade comercial verificada no mesmo mês do ano passado, quando boa parte
do comércio estava de portas fechadas por conta da pandemia da covid-19. Em termos nominais, os
resultados de maio deste ano mostram que estamos próximos do patamar registrado antes da pandemia,
embora ainda cerca de 3% abaixo do observado em maio de 2019”, afirma.
INFLAÇÃO
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado em abril pelo IBGE, apontou alta de 8,06% no
acumulado dos últimos 12 meses, com aceleração de 0,83% em maio. Habitação e Transportes foram os
fatores que mais contribuíram para a alta do índice. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a
inflação no varejo amplia-do foi de 12,9%, acelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.
SETORES
Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, os macrossetores de Bens Não Duráveis e Serviços
aceleraram enquanto Duráveis e Semiduráveis desacelerou.
No macrossetor de Bens Não Duráveis, os segmentos que mais contribuíram para a aceleração foi
Livrarias, Papelarias e Afins e Postos de Combustível.
No macrossetor de Serviços, os destaques foram Bares e Restaurantes e Turismo e Transporte.
Já no macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, Ótica e joalherias e Móveis, Eletro e Lojas de
Departamento estão entre os que mais desaceleraram.
REGIÕES
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões do país apresentaram
aceleração nas vendas na passagem mensal. A região Nordeste registrou crescimento de 30,3%, seguida
de Norte (+27,1%), Sudeste (+21,4%), Centro-Oeste (+16,3%) e Sul (+9,2%).
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste calendário, a região
Nordeste registrou crescimento de 47,3%. Na sequência aparecem: Norte (+45,9%), Sudeste (+35,7%),
Centro-Oeste (+32,1%) e Sul (+24,2%).
SOBRE O ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de
acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes
varejistas. Eles respondem por 1,4 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor
no resultado geral do indi-cador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma
fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
COMO É CALCULADO
A unidade de Inteligência da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados
à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de
credenciamento – como a variação de marketshare – e os da substituição de cheque e dinheiro no
consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com
cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de
outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
ENTENDA O ÍNDICE
ICVA Nominal – Indica o crescimento da receita nominal de vendas no varejo ampliado do período,
comparando com o mesmo período do ano anterior. Reflete o que o varejista de fato observa nas suas
vendas.
ICVA Deflacionado – ICVA Nominal descontado da inflação. Para isso, é utilizado um deflator que é
calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, ajustado ao mix
e pesos dos setores contidos no ICVA. Reflete o crescimento real do varejo, sem a contribuição do
aumento de preços.
ICVA Nominal/Deflacionado com ajuste calendário – ICVA sem os efeitos de calendário que impactam
determinado mês/período, quando comparado com o mesmo mês/período do ano anterior. Reflete como
está o ritmo do crescimento, permitindo observar acelerações e desacelerações do índice.
(Beef Point)