De acordo com o que acredita a TF Agroeconômica, a melhor forma de aproveitar a soja que está parada é vendendo ela para investir na próxima safra. “A melhor recomendação é vender o que você ainda não vendeu, pegar o dinheiro e investir na compra com descontos dos seus insumos para a próxima safra e reservar 10% do valor para comprar opções de Call E Putem Chicago (Straddle), assim você fica protegido, tanto se o mercado subir ou cair, reduz seus custos carregamento de posição (armazenagem e custo financeiro) e ainda ganha em qualquer direção que o mercado tome”, comenta.
Um dos fatores fundamentais foi a “chegada da safra recorde norte-americana e boas condições ambientais em áreas da Argentina,onde as chuvas de novembro revitalizaram as expectativas de ver uma safra que gire em torno de 55 milhões de toneladas, depois da seca que atingiu a produção em 2022/23”, completa a consultoria.
Outro fator foi a ausência de novas demandas na China. “A queda nos preços da carne suína no país asiático pode desacelerar a demanda por ração animal. Além disso, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos(USDA) informou que o volume de soja inspecionado para exportação em portos norte-americanos diminuiu 11,5% na semana, para 1,443 milhão de toneladas”, indica.
“O plantio está praticamente encerrado nos três Estados do Sul. O foco dos produtores agora está nas dificuldades que o excesso de chuva e a falta de luminosidade impõem manejo e ritmo de desenvolvimento das lavouras. A semana passada foi marcada pela melhora das chuvas em áreas secas do centro-norte do Brasil, inclusive em importantes regiões produtoras de Mato Grosso. Mais Volumes e uma melhor distribuição das precipitações, porém, são necessários no curto prazo para permitir a continuidade do plantio e limitar as perdas de produtividade”, conclui.

POR: AGROLINK