A qualidade das lavouras de milho nos Estados Unidos ficou estável na semana encerrada no último domingo (3), informou o Departamento de Agricultura do país (USDA) nesta segunda-feira, em relatório semanal de acompanhamento de safra. De acordo com o documento, 59% da safra apresentava condição boa ou excelente, sem variação ante a semana anterior. Na época correspondente do ano passado, essa parcela era de 62%. O USDA disse também que 88% da safra estava madura, em comparação a 85% um ano antes e 77% na média dos cinco anos anteriores. O relatório mostrou ainda que 29% da safra tinha sido colhida, ante 24% um ano antes e 22% na média de cinco anos.
Quanto à soja, o USDA disse que 58% da safra apresentava condição boa ou excelente, estável ante a semana anterior. Em igual período do ano passado, a parcela era de 64%. Segundo o USDA, 86% da safra tinha queda de folhas, em comparação a 83% um ano antes e 80% na média de cinco anos. Além disso, produtores tinham colhido 34% da safra, ante 35% um ano antes e 26% na média de cinco anos.
O USDA informou também que 47% da safra de trigo de inverno tinha sido plantada, em comparação a 50% um ano antes e 46% na média de cinco anos. O relatório mostrou que 19% da safra tinha emergido, ante 22% um ano antes e 20% na média.
O documento mostrou também que 62% da safra de algodão apresentava condição boa ou excelente, queda de 3 pontos porcentuais ante a semana anterior. Segundo o USDA, 70% da safra tinha abertura de maçãs, ante 81% um ano antes e 75% na média. Além disso, 13% da safra tinha sido colhida, ante 16% no ano passado e 19% na média de cinco anos.
(AE/Dow Jones Newswires)