Produtores rurais e outros representantes do agronegócio de São Paulo organizaram na manhã desta quarta-feira um novo protesto contra o aumento da alíquota de ICMS que incide sobre produtos agropecuários. O tratoraço partiu da Ceagesp, na Vila Leopoldina, bairro da zona oeste da capital paulista, para a Assembleia Legislativa.
Os manifestantes cantaram o hino nacional e fizeram críticas ao governador João Doria (PSDB) pelo ajuste fiscal. Algumas faixas foram erguidas com os dizeres: “Não ao ICMS na agricultura. Não ao alimento mais caro” e “Fora Doria”.
Segundo a Folhapress, será protocolado nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei propondo revogar o artigo da Lei 17.293 que permitiu a revisão dos benefícios fiscais.
Em frente à sede do Legislativo estadual, manifestantes colocaram um boneco inflável do governador João Doria, no qual era possível ler: “Aumento de 207% no ICMS! Imposdória. João Gestor desempregador”.
Em nota, o governo de São Paulo disse respeitar a livre manifestação, mas lamentou o que chamou de “ações injustificáveis de grupos que agem com caráter político partidário.” (Valor Econômico)