O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmaram a presença do vírus da peste suína africana (PSA) em amostras de suínos coletadas na República Dominicana.
O USDA disse em comunicado que o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal dos EUA (Aphis) tem várias salvaguardas em vigor para evitar que a doença entre no país. A carne suína e produtos de carne suína da República Dominicana já são proibidos no país por causa de restrições associadas a casos de peste suína clássica, afirmou o USDA.
“Além disso, o serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) do Departamento de Segurança Interna está intensificando as inspeções de voos da República Dominicana para garantir que viajantes não tragam produtos proibidos para os Estados Unidos”, disse o USDA. “O CBP também está se certificando de que o lixo desses aviões seja descartado de forma adequada para evitar a transmissão da PSA.”
O governo dos EUA disse que vai oferecer suporte à República Dominicana e ao vizinho Haiti no combate à doença e na adoção de medidas de mitigação.
De acordo com relatos na mídia, esta é a primeira vez que a doença é detectada nas Américas em cerca de 40 anos.
(AE)