A Bolsa de Cereais de Buenos Aires informou nesta quinta-feira que 49% das áreas plantadas com soja na Argentina apresentam condição boa a excelente, enquanto outros 50% estão em situação normal a regular e apenas 1% em condição ruim. Conforme a bolsa, a soja plantada mais cedo no país se encontra em fase avançada de enchimento de grãos. Após uma semana sem chuvas, a situação do solo melhorou. Agora apenas 10% da área plantada com soja em nível nacional está com excesso de umidade.

“A ausência de chuvas durante a última semana reduziu o excesso de umidade em lotes de soja que transitam em estágios avançados do ciclo fenológico”, disse a bolsa. Enquanto isso, áreas ao sul de Buenos Aires e La Pampa apresentam baixo nível de umidade, que pode prejudicar o desenvolvimento da cultura.

Quanto ao milho, o plantio atinge 98,2% da área prevista, de 5,8 milhões de hectares. As boas condições climáticas da última semana permitiram o avanço dos trabalhos de campo, principalmente no extremo norte do país. Em paralelo, as primeiras áreas começaram a ser colhidas nas regiões centro-norte de Santa Fe e centro-leste de Entre Rios, com rendimentos acima da média das últimas temporadas. (Leticia Pakulski – leticia.pakulski@estadao.com)