Plantio de soja da safra 2021/22 avançou 4,95 pontos porcentuais e atingiu 6,16% da área estimada no Estado, informou na sexta-feira (1º) o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) em boletim semanal. A semeadura está 4,46 pontos porcentuais à frente do reportado em igual período da safra passada (1,70%) e 2,82 pontos porcentuais adiantada em relação à media dos últimos cinco anos (3,34%).
No Estado, a região mais adiantada é o oeste (8,72%) e a mais atrasada é o centro-sul(3,71%). O Imea projeta que a área plantada com soja em Mato Grosso vá atingir 10,84 milhões de hectares na temporada 21/22 – avanço de 3,6% ante o ciclo anterior.
Algodão – As propriedades produtoras de algodão em Mato Grosso (MT) começam a ser fiscalizadas pelo Instituto Estadual de Defesa Agropecuária (Indea-MT) para checar o cumprimento do período de vazio sanitário na cultura, que também se iniciou na sexta-feira (1º). A fiscalização tem por objetivo prevenir infestações, na safra seguinte, principalmente do bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis).
Durante o vazio sanitário, fica proibida a manutenção de plantas vivas de algodão no campo ou restos de cultura. A projeção do Indea-MT é fazer pelo menos duas visitas nas 702 propriedades produtoras de algodão no Estado durante o vazio sanitário.
As datas do vazio sanitário no Estado variam conforme a região, explica o Indea, em nota: na Região I, que vai do sul até o Vale do Araguaia, o período vai de 1º de outubro até 30 de novembro e, na Região II, que abrange o norte e o oeste, vai de 15 de outubro até 14 de dezembro.
(AE)