O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) elevou sua previsão de área plantada com soja na safra 2020/21 para 10,30 milhões de hectares, ante 10,21 milhões de hectares projetados em setembro. Na comparação com o ciclo anterior, o número representaria aumento de 3,18%. O instituto também elevou a perspectiva de produtividade e passou a projetar novo recorde de produção no Estado. Até o mês passado, o Imea ainda previa safra inferior à de 2019/20.

“A capitalização do produtor rural na última safra, assim como a comercialização adiantada de soja futura e relações de troca favoráveis no último ano justificam o aumento do otimismo do cultivo da oleaginosa no Estado”, disse o Imea, em relatório. O instituto citou ainda a perspectiva de redução de área de algodão primeira safra e de aumento dos preços futuros da oleaginosa.

Quanto à produtividade, o Imea elevou de 57,45 para 58,03 sacas por hectare a expectativa para Mato Grosso, porém o novo número ainda ficaria abaixo dos 59,09 sacas por hectare do ciclo anterior. “É válido pontuar que menos de 2% da soja foi semeada até o fim de setembro, acumulado inferior ao percebido nos últimos anos. Além disso, alguns produtores que semearam a soja ‘no pó’ – devido à necessidade de escalonamento de semeadura para cultivo de algodão segunda safra – podem ter redução de estande de plantas caso a previsão de pouca chuva para o Estado nos próximos dias seja comprovada”, disse o instituto.

Ainda de acordo com o Imea, outro fator que pode prejudicar o rendimento é a possibilidade de semeadura concentrada da soja no Estado, pois muitos produtores aguardam as chuvas se firmarem para iniciar os trabalhos. “Caso isto ocorra, a maturação da soja em grandes áreas de Mato Grosso pode ‘colidir’ com as chuvas intensas de verão – geralmente ocorrem em janeiro e fevereiro – o que pode trazer impactos negativos para a qualidade do grão se não puder ser retirado da lavoura no ponto de colheita.”

O instituto projeta produção de soja de 35,87 milhões de toneladas no Estado, volume 1,95% superior à previsão de setembro. A nova projeção superaria em 1,31% a produção do Estado na safra 2019/20. Se confirmada, representaria um novo recorde para Mato Grosso. (AE)