A colheita de soja da safra 2020/21 em Mato Grosso foi encerrada na última sexta-feira (16), informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em boletim semanal. Segundo o Imea, as regiões que concluíram a colheita do grão na última semana foram o centro-sul do Estado, nordeste e sudeste.
O instituto manteve a estimativa de produção em 35,74 milhões de toneladas, 0,94% acima do colhido na temporada 2019/20. Desse montante, 10,61 milhões de toneladas devem ser esmagadas pela indústria local, volume 2,33% maior que o do ciclo 2019/20, prevê o Imea. “Apesar do aumento (no processamento local) ante à safra anterior, a estimativa foi reduzida em comparação ao número anterior reportado pelo Imea, (em março) pois a colheita ocorreu mais tarde do que o esperado, com chuvas em excesso prejudicando os trabalhos a campo no fim de fevereiro e início de março”, explica o instituto.
Segundo o Imea, esse atraso na colheita da soja fez com que menor volume estivesse disponível para processamento no início do ano, o que pressionou as expectativas de esmagamento para algumas indústrias. Outras 2,41 milhões de toneladas de soja mato-grossense tendem a ser destinadas para indústrias de outros Estados.
Quanto às exportações do Estado, o Imea prevê vendas externas de 22,73 milhões de toneladas, 0,24% mais que o estimado anteriormente pelo instituto. “Aguarda-se um número recorde para o Estado, 1,96% acima do ano anterior, ciclo até então com maiores volumes escoados da história, de 22,29 milhões de toneladas”, destacou o instituto. (AE)