Após cinco dias de agendas lotadas com encontros de negócios, degustações, promoção de imagem setorial e prospecções de novas exportações, a ação organizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na Sial Paris, terminou positiva em negócios fechados e projetados, informou a ABPA na sexta-feira (21).
Encerrada na quarta-feira (19), a ação setorial realizada durante uma das maiores feiras de alimentos do mundo gerou centenas de milhões de dólares em negócios para o setor e o país, a partir das ações estratégicas respaldadas pelas marcas internacionais Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck.
Apenas durante os dias do evento, as 23 agroindústrias integradas ao espaço exclusivo da ABPA&ApexBrasil na Sial fecharam US$ 182 milhões em negócios, segundo levantamentos feitos junto aos exportadores.
Os negócios projetados para os próximos 12 meses são ainda mais expressivos, devendo alcançar US$ 833 milhões, de acordo com as empresas participantes.
Mais de 3,5 mil importadores e potenciais clientes visitaram o espaço nos cinco dias de evento, 37% deles são novos contatos.
Participação de peso
E os associados da ABPA estiveram em peso na Sial Paris. Ao todo, 23 agroindústrias confirmaram participação no espaço da ABPA: Bello Alimentos, C Vale, Copacol, GTFoods, SSA, Zanchetta, Somave, Avenorte, Jaguafrangos, Avivar, Vibra, Villa Germânia, Vossko, Lar, Coasul, Rivelli Alimentos, Netto Alimentos, Dália Alimentos, Alibem, Ecofrigo Bugio, Frimesa, Pif Paf e Saudali.
Fora da área da entidade, outras associadas marcaram presença. Foi o caso da Aurora Coop, da BRF, da Frigoestrela, da Pamplona Alimentos e da Seara Alimentos, que participaram com áreas próprias ou por meio de parcerias.
A participação da avicultura e da suinocultura do Brasil na Sial Paris não se resumiu a negócios. Na área gastronômica, foram servidos milhares de pratos à base de carne avícola brasileira. O espaço, comandado pelo chef Marcelo Bortolon, promoveu o serviço de pratos tradicionais na culinária brasileira (original e adaptada) como frango assado com polenta, estrogonofe de frango, schnitzel de frango, risotos e cortes de frango ao creme de queijos.
Ao mesmo tempo, materiais promocionais com informações sobre associados e a cadeia produtiva foram distribuídos na ação, detalhando questões como fatores de qualidade dos produtos, dados da cadeia produtiva, status sanitário brasileiro e o perfil sustentável da produção. Os materiais foram entregues para os visitantes do espaço, stakeholders e outros contatos relevantes para o setor brasileiro.
Santin no Sial Talks; frango halal em livro
A ABPA recebeu também diversas autoridades nacionais e internacionais ao longo dos cinco dias de feira. A ação contou ainda com a participação do setor no Sial Talks – espaço de debates em meio à Sial Paris.
Sustentabilidade e o papel dos produtores de proteína animal do Brasil foi o tema da apresentação feita pelo presidente da ABPA, Ricardo Santin, que destacou o desenvolvimento tecnológico e os fatores competitivos naturais que fazem do Brasil um porto seguro para o fornecimento global de proteína animal.
Com Santin, participaram do Sial Talks Cínthia Torres, diretora técnica da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), e George Candon, consultor de PR na Europa da ApexBrasil.
Outro destaque da ação da ABPA & ApexBrasil foi o lançamento do livro Halal Poultry – From Brazil to the World. A obra, assinada pelo fotógrafo Manoel Petry, conta em imagens, fatos e dados a representatividade e parte da história da produção e exportação brasileira de carne de frango halal. A obra é resultado de uma parceria entre a ABPA e a ApexBrasil, juntamente com as certificadoras CDIAL Halal e FAMBRAS Halal, com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Em suas quase cem páginas, o livro mostra imagens sobre o cuidado e o respeito aos preceitos islâmicos aplicados pelas empresas exportadoras brasileiras ao longo de quase cinco décadas de exportações, em uma relação sólida que transformou o Brasil no maior exportador de carne de frango halal do planeta – com embarque anual próximo a 2 milhões de toneladas de produtos.
“A ação na capital francesa superou as nossas expectativas. Promovemos ações em diversas linhas estratégicas e, como fruto, alcançamos resultados excepcionais em exportações para o país, além de ganhos de imagem e fortalecimento de laços com clientes que vão além da União Europeia, alcançando Ásia, África e o Oriente Médio”, disse Santin em nota.
“Os números financeiros confirmam o resultado da ação, fortalecendo o Brasil como porto seguro para o fornecimento de proteínas para o mundo”, ressaltou o presidente.
(CarneTec)