A Rússia autorizou três plantas frigoríficas brasileiras a iniciarem exportações de carne bovina para o país a partir deste mês de novembro, segundo informações no site da agência sanitária russa Rosselkhoznadzor.
Uma unidade da JBS em Goiás foi autorizada a iniciar as exportações de carne bovina para a Rússia a partir de 2 de novembro.
A planta da Minerva em Rolim de Moura, Rondônia, e da Mato Grosso Bovinos S.A., em Mato Grosso, foram autorizadas a embarcar carne bovina para a Rússia a partir de 16 de novembro.
As novas autorizações ocorrem em um momento em que o Brasil enfrenta suspensão das exportações à China, seu maior comprador de carne bovina, após a confirmação de dois casos atípicos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no início de setembro.
A Rússia anunciou ao governo brasileiro na semana passada que abrirá uma cota de 300 mil toneladas de carnes (200 mil toneladas de carne bovina e 100 mil toneladas de carne suína) sem tarifa de importação que poderá ser utilizada pelo Brasil.
(CarneTec)