O setor de restaurantes e serviços de alimentação dos Estados Unidos perdeu mais de US$ 50 bilhões em vendas em abril, segundo pesquisa divulgada pela National Restaurant Association (NRA), informa o portal norte-americano Feedstuffs. A entidade também estima que mais de 8 milhões de funcionários de restaurantes perderam o emprego desde o início do novo surto de coronavírus em março, representando mais de dois terços dos 12 milhões de funcionários que estavam trabalhando nos estabelecimentos de alimentação e bebidas do país em fevereiro.
A NRA realizou uma pesquisa com mais de 6.500 operadores de restaurantes em todo o país, de 10 a 16 de abril. Olhando para o futuro, a maioria dos operadores de restaurantes não acha que seus negócios voltarão ao normal durante os próximos meses. Os participantes da pesquisa esperam que os seus níveis de vendas, emprego e gastos de capital permaneçam enfraquecidos até o final do ano.
Quando perguntados em abril, 74% dos operadores de restaurantes disseram esperar que seu volume de vendas em seis meses seja menor do que no mesmo período do ano anterior. Apenas 19% das operadoras pensam que suas vendas em seis meses estarão acima dos níveis do ano anterior.
Efeito cascata
As consequências econômicas negativas da Covid-19 não pararam nas portas dos restaurantes e esses efeitos colaterais continuarão por toda a cadeia de suprimentos nos próximos meses, prevê a NRA. Segundo a pesquisa, os operadores de restaurantes disseram que os gastos de capital serão cortados pela metade durante os próximos seis meses.
Apenas 28% dos participantes da pesquisa disseram que planejam fazer um investimento de capital em equipamentos durante os próximos seis meses. Isso está bastante abaixo da média de 54% dos operadores que relataram planos para gastos com equipamentos nas pesquisas de rastreamento de janeiro a março.
Os operadores de restaurantes também estão suspendendo os planos de expansão e reformas. Apenas 21% das operadoras disseram que planejam fazer um investimento de capital para expansão ou reforma nos próximos seis meses – metade da média de 42% que relatou o mesmo nas pesquisas de janeiro a março. A indústria de restaurantes dos Estados Unidos foi afetada significativamente pela pandemia de Covid-19. (DBO)