A relação entre os preços de carne bovina e de frango em Mato Grosso continuou acima da média histórica em maio, limitando aumentos de preço da proteína bovina, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) em relatório divulgado na segunda-feira (04).

O consumidor cuiabano pôde adquirir em maio 3,95 quilos de frango pelo mesmo preço pago por 1 quilo de carne bovina, segundo o Imea.

O preço da carne bovina vem recuando desde o início do ano na região acompanhada pelo Imea, devido à fraca demanda pelo produto. Já os preços de carnes de frango e suína subiram 5,53% e 13,36%, respectivamente, entre março e maio deste ano.

“Tal condição melhora a competitividade da carne bovina, principalmente em relação à carne de frango, sua maior concorrente”, escreveram analistas do Imea.

A expectativa da indústria de carne bovina é de que uma melhora na situação econômica no país incentive o aumento do consumo de proteína animal no mercado interno neste ano, incluindo a carne bovina. Mas a reação de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre ainda não foi o suficiente para permitir um aumento do consumo que permitisse significativa elevação nos preços da carne bovina. (AE)