O Rabobank espera que o consumo per capitade carne bovina no Brasil em 2022 tenha um ligeiro recuo em relação a 2021, segundo o analista de proteína animal do Rabobank Brasil, Wagner Yanaguizawa, em recente podcast do banco Foco no Agronegócio.
“A gente achou que ia ter um espacinho aí para ter uma recuperação um pouco mais forte. Com os dados parciais deste ano, a gente acredita que deve ver, em um cenário mais otimista possível, uma possível estabilidade, mas certamente deve ter um ligeiro recuo, mais um ano de recuo no consumo per capita em relação ao ano passado (anterior)”, disse Yanaguizawa no podcast divulgado nesta semana.
“A gente vai ter um cenário em que o incremento de oferta deve trazer patamares de preços menores que neste ano e a competitividade com relação à carne de frango e à suína deve melhorar”, disse Yanaguizawa.
“Boa parte da população tem limitado o consumo devido à queda no poder de compra. Eu acredito que uma parcela da população, vendo esse cenário de preços menores, deverá melhorar a atratividade do consumo (de carne bovina).”
O analista acrescentou que decisões sobre programas de ajuda do governo como o Auxílio Brasil e o Bolsa Família terão importante influência para os volumes de consumo de carne bovina brasileira no ano que vem.