Após a realização da segunda edição do Programa de Eficiência de Carcaça (PEC), a Minerva Foods, a Phibro Animal Health e a Biogénesis Bagó anunciaram na quarta-feira (11) os resultados de 2020: ao todo, o programa abateu 237.684 animais, sendo 188.589 machos e 49.095 fêmeas.
Dos 728 pecuaristas que se inscreveram no programa, 567 criadores enviaram animais para abate nas unidades de Araguaína (TO), Palmeiras de Goiás (GO), José Bonifácio (SP) e Mirassol D’Oeste (MT), entre março e agosto de 2020.
Considerando o volume total de abate, o município com maior volume foi Palmeiras de Goiás (79.498 animais); seguido por José Bonifácio (65.139 animais); Mirassol D’Oeste (54.564 animais) e Araguaína (38.483 animais).
Mesmo com o cenário de covid-19, a agenda de eventos com os pecuaristas parceiros seguiu em curso, no formato on-line, com encontros virtuais realizados também com a participação da Phibro e Biogénesis Bagó.
O diretor de compra de gado da Minerva Foods, Fabiano Tito Rosa, disse em nota que a segunda edição do PEC foi um sucesso. “Apesar de ser um ano desafiador, tivemos resultados muito positivos e, inclusive, alcançamos números recordes neste ano. Mais uma vez, conquistamos nosso objetivo, considerando principalmente o quanto contribuímos com nossos parceiros pecuaristas na melhoria de indicadores de qualidade. Estamos muito satisfeitos com essa edição.”
“Reafirmamos o nosso compromisso em ajudar a pecuária brasileira a produzir cada vez mais e melhor. O PEC proporciona uma excelente interação entre os elos da cadeia, onde podemos conversar, trocar informações e analisar dados relevantes para o modelo pecuário dos participantes do programa”, disse na mesma nota Marcelo Bulman, Country Manager da Biogénesis Bagó no Brasil.
“Os resultados do segundo ano do PEC comprovam que os pecuaristas e os demais elos da cadeia da produção de carne bovina estão cada vez mais conscientes da importância da produção de carne de qualidade (…) Além de ajudar os produtores a melhorar o seu desempenho, (o PEC) também tem um olhar do mercado, contribuindo para o aumento da rentabilidade do negócio”, ressaltou Mauricio Graziani, presidente da Phibro Saúde Animal.
As empresas também anunciaram os pecuaristas vencedores do ano. “Parabenizamos os vencedores da edição 2020 pelo empenho e dedicação neste projeto. O PEC nos ajuda a repassar conhecimentos para os produtores melhorarem os seus indicadores de eficiência em termos de padronização e produção de carcaças com maior valor percebido junto aos consumidores, que encontram cada vez mais um padrão e constância de qualidade na carne bovina. Para o próximo ano, esperamos auxiliar ainda mais produtores, de forma a contribuir para o desenvolvimento do setor”, complementou o executivo da Minerva Foods. (CarneTec)