As estimativas finais da expedição de safra Pro Farmer Crop Tour, que percorreu lavouras do Meio-Oeste dos Estados Unidos nesta semana, apontam para uma produção volumosa de soja e milho no país, maior do que a projetada na semana passada pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
As projeções, divulgadas pela publicação Pro Farmer após o fechamento dos mercados de grãos na Bolsa de Chicago (CBOT), indicam que agricultores devem colher 4,436 bilhões de bushels (120,74 milhões de toneladas) de soja em 2021/22, com rendimento de 51,2 bushels por acre (3,44 toneladas por hectare). Na semana passada, o USDA estimou a produção em 4,339 bilhões de bushels (118,1 milhões de toneladas), com produtividade de 50 bushels por acre (3,36 toneladas por hectare).
A estimativa de rendimento para Iowa ficou em 57 bushels por acre (3,83 toneladas por hectare). Participantes não ficaram impressionados com os campos percorridos, e disseram que, se não chover, a produtividade pode cair. Para Illinois, a expedição prevê rendimento de 66 bushels por acre (4,44 toneladas por hectare). De acordo com participantes, as plantas estão carregadas de vagens, mas as lavouras precisam de mais chuvas. Os dois Estados são os principais produtores de soja e milho nos EUA.
Para o milho, a Pro Farmer estimou uma colheita de 15,116 bilhões de bushels (383,95 milhões de toneladas), com produtividade média de 177 bushels por acre (11,11 toneladas por hectare). A projeção mais recente do USDA é de uma safra de 14,75 bilhões de bushels (374,65 milhões de toneladas), com rendimento de 174,6 bushels por acre (10,96 toneladas por hectare). A publicação disse que elevou a estimativa de área colhida de milho em 368 mil hectares em relação à projeção divulgada em junho pelo USDA.
A produtividade do milho em Iowa foi estimada em 198 bushels por acre (12,43 toneladas por hectare). “Vimos muito milho bom, uma quantidade razoável de milho ruim, e muito milho entre esses extremos. Isso é incomum para Iowa e vai limitar o rendimento final”, disse a Pro Farmer. Em Illinois, a expectativa é de 212 bushels por acre (13,31 toneladas por hectare). “Chuvas no fim da temporada são necessárias para manter o potencial de rendimento que medimos.”
Segundo newsletter da Pro Farmer, a expectativa é de alta produtividade nos Estados do leste do Meio-Oeste. “Encontramos as melhores lavouras de milho no Crop Tour em Indiana e em Ohio – e o milho de Illinois não está muito atrás do melhor que vimos”, disse a publicação. “A safra de soja de Illinois foi a melhor que vimos em qualquer Estado. Boa parte de Illinois deve ter umidade suficiente para terminar bem.”
No oeste do Meio-Oeste, no entanto, a situação é mais delicada. “A seca já reduziu o potencial de rendimento no oeste do Cinturão de Milho”, disse a Pro Farmer, observando, porém, que em muitas das áreas mais secas o milho está segurando bem o potencial produtivo. As contagens de vagens de soja caíram em relação ao ano anterior em Dakota do Sul, Nebraska e Minnesota. Em Iowa, houve aumento. “A questão é se a soja terá chuva suficiente para terminar o desenvolvimento com força.”
Apesar dos problemas no oeste, a Pro Farmer concluiu que há possibilidade de forte rendimento nacional tanto para a soja quanto para o milho. No caso do milho, as amostras sugerem que a produtividade “pode ser ainda maior do que nossa estimativa”, disse a publicação.