Gustavo Machado é consultor de mercado pela Agrifatto

 

Com exceção da metade sul do RS, as previsões climáticas para a próxima semana indicam predomínio de ar seco, tempo aberto com sol forte, além de temperaturas altas e sem chuvas (Climatempo).

São previsões que imprimem viés altista às cotações futuras do milho, especialmente com boa parte das áreas em florescimento e em enchimento de grãos, já que podem ter sua produtividade comprometida.

A situação é ainda agravada pelas condições secas que já persistem há mais de duas semanas no PR, SP e em partes de MG (Climatempo).

Ainda segundo o mesmo instituto, o MS também tem baixa precipitação há alguns dias e sem perspectiva de melhora até o final de abril, podendo-se registrar perdas de produtividade em áreas onde o solo tem menor umidade.

Condições mais secas também devem ocasionar perdas localizadas em regiões do MT e de GO, especialmente onde a semeadura foi atrasada.

Já as previsões a partir de maio são melhores para a região sul do país, SP, MS e parte do MT. Porém, ainda com baixos níveis de precipitação para boa parte de MG, GO e interior do Nordeste.

Assim, a última estimativa da CONAB (7º levantamento de grãos) de 88,61 milhões de toneladas pode ser revisada para baixo.

 

Perspectivas

O mercado futuro pode registrar realização de lucros e devolver parte dos ganhos no curto prazo, mas os preços devem se mostrar sustentados ao longo do ano em resposta aos estoques ajustados e à menor liquidez do mercado físico (expectativa de novas altas causando retenção do cereal).

Para o segundo semestre, os preços passaram a ser balizados nesta semana acima de R$ 37,00/sc, com possibilidade de novas valorizações se as condições climáticas se agravarem.

Por fim, adiciona-se ainda o fortalecimento cambial nos maiores patamares em mais de 1 ano, e a curva positiva das cotações do milho na CBOT também pressionando positivamente os valores na B3 (antiga BM&F).

 

Imagem 1.

Previsão de precipitação em 7 dias e em 14 dias (mm) e % do normal em 7 dias.

 

Gráfico 1.

Preços futuros do milho – Contrato para setembro/18 – Entre 02 de jan. e 24 de abril (R$/saca de 60kg).