Os preços da carne bovina e do gado bovino estão experimentando uma tendência de alta à medida que a economia dos EUA emerge de uma pandemia de um ano, escreve Adam Russell do Texas A&M AgriLife Extension Service.
A demanda sazonal de carne bovina aumenta historicamente na primavera, especialmente antes da temporada de grelhados, que inicia o Memorial Day, disse David Anderson, PhD, economista da AgriLife Extension, Bryan-College Station. Mas este ano, a demanda é maior, já que os americanos e a economia emergem de uma pandemia que já dura um ano.
Anderson disse que a alta nos preços do boi gordo e no mercado atacadista reflete o clima econômico geral do país e do mundo. O ímpeto econômico está aumentando à medida que os americanos continuam ganhando confiança de que a pandemia de COVID-19 ocorre em grande parte em segundo plano.
De acordo com o rastreador do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, quase 36,5% dos americanos receberam pelo menos uma dose de vacinação, enquanto 22% foram totalmente vacinados. À medida que essas porcentagens aumentam, Anderson disse que a demanda do consumidor provavelmente mudará para cortes de carne bovina de maior valor e continuará crescendo em um setor de restaurantes devastado pela pandemia.
Anderson disse que os mercados de hotéis e restaurantes têm um longo caminho para a recuperação, mas as melhorias no setor de viagens devem ser encorajadoras.
“Há muita demanda reprimida”, disse Anderson. “Há mais ímpeto de abertura e as pessoas querem sair ou ter encontros.”
Anderson espera que a demanda por carne continue e que o apetite americano por carne bovina possa mudar de cortes de menor valor, como hambúrguer e lombo, para bifes e filés, especialmente com a chegada da temporada de grelhados.
“A carne bovina é mais cara do que a carne suína ou de frango, e a demanda por certos cortes de carne bovina costuma ser um bom indicador de como a economia está se saindo”, disse ele. “O aumento da demanda e dos preços está relacionado a quanto dinheiro está no bolso das pessoas.” (The Cattle Site, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint)