O preço da tonelada de carne bovina in natura brasileira exportada atingiu um recorde em junho, superando R$ 19 mil, segundo informações compiladas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) na quinta-fera (05).
O Brasil exportou 54,4 mil toneladas de carne bovina in natura em junho, 45,4% abaixo das 99,6 mil toneladas embarcados no mesmo mês do ano passado e queda de 39,9% em relação a maio deste ano (90,5 mil toneladas), segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
O volume exportado em junho é também o menor desde janeiro de 2011, segundo o Cepea.
A redução nos volumes é em parte explicada pelos efeitos da greve dos caminhoneiros no final de maio, que impediu que cargas saíssem de frigoríficos e entrassem nos portos.
“Além disso, o preço da tonelada da carne brasileira em patamar recorde também pode ter limitado as compras por parte de alguns países, já que reduz a competitividade da proteína nacional”, disse o Cepea em nota.
O alto preço pago por tonelada de carne amenizou a queda na receita com exportações em junho, que foi de -33,5% em relação a junho de 2017 e de -26,4% ante maio de 2018, a US$ 278,8 milhões. (AE)