Os trabalhos de plantio da segunda safra de milho seguem avançando no Brasil e atingiram 89,6% até o último domingo (16), de acordo com os dados de acompanhamento de lavouras da Conab.
As atividades tiveram grande evolução nesta última semana, saindo dos 83,1%. Mesmo assim, os trabalhos de campo seguem atrasados com relação à safra passada, quando 92,3% da área já estava semeada até o dia 16 de março e do que a média dos últimos cinco anos de 90,4%.
Entre os estados mais avançados no plantio estão Mato Grosso (98,8%), Goiás (94,8%), Maranhão (88%), Tocantins (85,6%), Mato Grosso do Sul (82,2%), Paraná (79,6%), Piauí (76,2%), Minas Gerais (70,4%) e São Paulo (46%).
Os técnicos da Conab destacam que, o plantio se aproxima do final no Mato Grosso com condições climáticas favoráveis às lavouras. As precipitações dos últimos dias também ajudaram áreas do Paraná, mas na região Oeste persiste a baixa umidade do solo.
Mato Grosso do Sul e Goiás também se beneficiaram da volta das precipitações em partes dos estados, enquanto em São Paulo, as lavouras seguem apresentando sintomas de déficit hídrico.
(Notícias Agrícolas)