A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou ontem a destinação de até US$ 500 mil para combater a peste suína africana na República Dominicana e no Haiti – a doença foi detectada em ambos os países. O dinheiro é do Programa de Parceria entre o Brasil e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para Promoção da Cooperação Técnica Sul-Sul Trilateral, gerenciada pela Agência Brasileira de Cooperação, e visa desenvolver a capacidade de vigiar e confirmar casos suspeitos, além de ampliar o acesso a serviços de saúde animal.
Em videoconferência na Reunião Interamericana sobre Peste Suína Africana, a ministra afirmou: “Diante da ameaça da Peste Suína Africana, é absolutamente essencial que todas as agências internacionais e governos nacionais trabalhem de forma coordenada. Se cada um agir por iniciativa própria, enfraqueceremos a eficácia das ações de todos, e os perdedores serão os produtores dos países afetados”.
A doença prejudicou grandes produtores de carne suína nos últimos anos, especialmente a China, pois tem alta transmissibilidade entre os suínos – apesar de não oferecer risco a humanos.
(AE)