Cientistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e da Universidade de Connecticut (UConn) anunciaram o desenvolvimento de uma vacina contra a peste suína africana, recentemente licenciada para ser comercializada pela Zoetis, segundo comunicado divulgado pela universidade norte-americana no fim de dezembro.
A vacina desenvolvida pelos cientistas do USDA e da UConn foi testada pela Zoetis e pelo Friedrich-Loeffler-Institut (FLI) na Alemanha, em javalis alimentados com iscas comestíveis contendo a vacina, e em porcos domésticos, por meio da injeção no músculo. Ambas as vias demonstraram a eficácia da imunização contra a peste suína africana, segundo o comunicado divulgado pela UConn.
“No geral, nossas descobertas confirmam que a ASF-G-ΔMGF é a mais promissora candidata à vacina que poderá fazer parte de campanhas de imunização controladas e bem organizadas”, escreveram cientistas da Zoetis e do FLI em um artigo publicado na revista científica Pathogens.
Em junho do ano passado, o Vietnã já havia anunciado que tinha desenvolvido com sucesso uma vacina contra a peste suína africana, com a expectativa de desenvolvê-la para comercialização, inclusive para exportação.
(CarneTec)