A quarentena para prevenir a pandemia de coronavírus tem reduzido, cada vez mais, o transporte rodoviário de cargas no Brasil. A queda no volume de cargas movimentadas já chega a 43,9%, segundo pesquisa divulgado nesta terça-feira (14/4).

O estudo do Departamento de Custos Operacionais (Decope) da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) aponta que, considerando cargas fracionadas (que contêm pequenos volumes), a diminuição é de 46,28%.

Já para cargas lotação ou fechadas, que ocupam toda a capacidade dos veículos e são utilizadas basicamente nos abastecimentos industriais e escoamento de safras, o levantamento indica redução de 41,84%.

Os Estados que apresentaram maior queda na variação são Bahia (55,8%), Mato Grosso do Sul (55,7%), Pernambuco (55%) e Pará (54,4%). Outras 14 regiões sofreram queda significativa, de acordo com o Decope.

O transporte rodoviário de cargas, de acordo com a pesquisa, corresponde a cerca de 65% de tudo o que circula no país e tem influência tanto no abastecimento de cidades quanto na circulação do que é produzido. (Globo Rural)