A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou nesta segunda-feira que o México vai começar a importar ovos produzidos no Brasil. A autorização, válida para produtos processados no País, foi concedida na semana passada pelo Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade (Senasica) do governo mexicano. As informações sobre a abertura de mercado, segundo nota enviada à imprensa, foram repassadas pelo Ministério da Agricultura do País.
De acordo com a ABPA, o México é o maior consumidor per capita de ovos do mundo, com o volume chegando a 378 unidades por ano. No Brasil, por exemplo, o consumo per capita é de 230 unidades. Somente em 2019 os mexicanos importaram 20 mil toneladas do produto, conforme dados da União Nacional de Avicultores do país citados no comunicado.
Para o presidente da ABPA, Ricardo Santin, a abertura de mercado para o México é estratégica, “não apenas pela força daquele mercado, mas pela chancela que esta autorização representa em termos de reconhecimento sanitário. A qualidade e o status sanitário fizeram a diferença para inserirmos nosso produto naquele mercado altamente competitivo, com um produto de maior valor agregado”, avalia, em nota. (AE)