As negociações sobre comércio entre China e Estados Unidos desta semana lançaram as bases para que seja alcançada uma solução para a disputa comercial entre os dois países, disse o Ministério do Comércio chinês, em comunicado.
As reuniões, de nível vice-ministerial, começaram na segunda-feira em Pequim e estavam previstas para terminar na terça-feira, mas continuaram por mais um dia.
“Os dois lados realizaram diálogos extensos, aprofundados e meticulosos sobre questões comerciais e estruturais de interesse comum, que aumentaram a compreensão mútua e lançaram as bases para a resolução de preocupações comuns”, diz a anota.
Segundo o ministério chinês, os dois lados “implementaram ativamente” o consenso alcançado entre o presidente norte-americano Donald Trump e presidente chinês Xi Jinping no mês passado. Os dois líderes concordaram com uma trégua de 90 dias na disputa comercial para negociarem uma solução.
A rodada de discussões em Pequim foi a primeira desde que a trégua temporária foi acordada, no dia primeiro de dezembro. “Ambas as partes concordaram em continuar a manter contato próximo”, segundo o comunicado. (CMA)