Em audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse ter pedido ao governo da China a abertura de um canal de negociação “estreito e permanente”. Conforme nota de sua assessoria, ela sugeriu que equipes técnicas dos dois países façam missões a cada dois ou três meses. O Brasil busca a habilitação de mais frigoríficos para exportar carnes ao país. Na audiência, Tereza Cristina fez um balanço detalhado da viagem à Ásia, que, além da China, compreendeu Japão, Vietnã e Indonésia.
Segundo a ministra, inicialmente os chineses se dispuseram a habilitar mais 20 plantas, o que ela considera pouco, pelo tamanho do mercado brasileiro de carne bovina. Ela contou ter pedido aos chineses abertura maior, e ficou acertado que caberá ao Ministério da Agricultura brasileiro atestar oficialmente as plantas que estão aptas à exportação. “Se Deus quiser, num futuro próximo, vamos pôr isso no site do ministério. Quando abrir lá, teremos 100 frigoríficos, 200 frigoríficos habilitados para os mais diversos países do mundo, e aí o chinês poderá vir aqui e comprar de quem quiser”, afirmou a ministra, segundo a nota.
No Vietnã, Tereza Cristina disse ter ouvido que o país vai se abrir, ainda este ano, para as exportações de carne brasileiras, inclusive para o boi em pé.