O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul fechou acordos com mais três frigoríficos no estado na semana passada, incluindo a JBS em Três Passos, para evitar o contágio da covid-19 entre funcionários, segundo informações divulgadas no site do MPT.
O frigorífico Seara Alimentos, da JBS, de Três Passos, assinou acordo com o MPT no último dia 27 de julho se comprometendo a adotar medidas de prevenção para contenção da epidemia, incluindo a realização de triagem médica em todos os trabalhadores atualmente afastados das atividades.
Trabalhadores que testarem negativo para covid-19 em teste sorológico serão submetidos à coleta para teste RT-PCR em até 48 horas, segundo o acordo já homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A empresa ainda deverá fornecer, durante esse período, máscaras faciais do tipo PFF2 para trabalhadores na fábrica e no transporte fretado, além de garantir o uso de proteção face shield no setor produtivo.
O frigorífico Frigofar Indústria de Alimentos, de Farroupilha, firmou um termo de ajuste de conduta (TAC) com o MPT na semana passada para adotar medidas de prevenção ao vírus.
Entre as medidas acordadas, estão implantação de procedimentos de rastreamento, busca ativa de empregados com sintomas e triagem periódica, implantação de rotina de testagem, afastamento de contactantes de casos suspeitos ou confirmados de covid-19, fornecimento de equipamentos de proteção individual, entre outras.
Na quinta-feira (30), o Frigorífico Chesini de Farroupilha também firmou um TAC com o MPT, aceitando adotar as medidas de prevenção defendidas pelos procuradores. O frigorífico registrou 34 casos positivos de covid-19 entre seus trabalhadores desde o início da pandemia.
O MPT já firmou TACs com 93 plantas frigoríficas brasileiras que empregam mais de 179 mil pessoas para evitar o contágio da doença entre trabalhadores da indústria. (CarneTec)