A moagem de cana do centro-sul do Brasil na primeira quinzena de março somou 2,99 milhões de toneladas, aumento de 88% na comparação com o mesmo período do ano passado, à medida que mais empresas estão operando neste período que antecede o início oficial da safra na região, em 1º de abril, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela associação Unica.
Na primeira quinzena deste mês, 26 usinas iniciaram a moagem e, até o dia 16 de março, o centro-sul contava com 43 unidades em operação, sendo 32 usinas processando cana-de-açúcar e 11 empresas com fabricação de etanol de milho (sendo três dedicadas exclusivamente ao processamento desta matéria-prima).
Na mesma data de 2019 foram registradas 25 unidades processando cana e outras seis somente com milho.
Ainda assim, a produção de açúcar do centro-sul na primeira quinzena de março foi considerada “marginal”, somando apenas 40,83 mil toneladas, segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). Já a produção de etanol saltou 72% na primeira parte de março, para 244 milhões de litros, mas ainda em volumes distantes de meses de maior operação.
A Unica afirmou que 198 usinas estarão em operação na região centro-sul até 15 de abril, quando a nova safra já estiver sendo efetivamente contabilizada, contra 157 unidades registradas em igual período do ano passado.
A entidade disse ainda que as empresas estão tomando cuidados necessários devido ao coronavírus para manter operações e garantir oferta de etanol e açúcar, além de eletricidade. (Reuters)