A retomada das exportações de carne bovina in natura brasileira para os Estados Unidos é esperada para ocorrer ainda neste primeiro semestre, disse o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, durante a feira agropecuária Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).
“Todos os documentos, todos os questionários e pedidos foram respondidos… Minha expectativa é de que a gente volte até o final deste semestre a exportar carne para os EUA”, disse o ministro, segundo nota divulgada pelo ministério.
Uma missão técnica brasileira irá aos EUA nesta semana, com expectativa de finalizar as tratativas para retomar o comércio.
Os EUA suspenderam as compras de carne bovina in natura brasileira em junho do ano passado, após constatar nódulos em produtos decorrentes de reação à aplicação de vacina contra febre aftosa.
Embargo europeu
Maggi disse ainda que o embargo da União Europeia às 20 plantas de carne de frango brasileira, que passa a vigorar no dia 15, reduziu os preços do produto no mercado interno e “a cadeia sofre como um todo”.
“O que a Europa está fazendo conosco não é por uma questão de saúde humana, nem animal. A restrição de mercado se deu pela grande atuação que o Brasil tem lá. E os produtores europeus não querem a presença do Brasil, querem uma presença menor, para que tenham preços mais altos”, disse.