A Minerva Foods espera melhora na demanda doméstica por carne bovina no Brasil e nos mercados domésticos em que atual a partir do terceiro e quarto trimestres deste ano, e vê espaço para continuar elevando os preços de carne bovina em dólar para exportações, segundo o diretor financeiro da empresa, Edison Ticle.
No mercado externo, a forte demanda por carne bovina, principalmente da Ásia, possibilita novas altas nos preços, melhorando a rentabilidade das exportações até o fim do ano, disse Ticle durante live promovida pela Suno Notícias na quarta-feira (26).
“Quando falamos de mercado interno, a situação é um pouco diferente. A gente vê uma fraqueza muito grande no mercado interno, especialmente aqui no Brasil, isto obviamente tem a ver com desemprego e com renda”, disse Ticle.
“Mas a gente também tem um cenário de que isso começa a se recuperar principalmente a partir do terceiro e quarto trimestres. Então, podemos chegar ao quarto trimestre com exportações num patamar bastante interessante de volume e de rentabilidade e o mercado interno, especialmente no Brasil, se recuperando.”
Considerando esse cenário, a Minerva espera manter o crescimento da receita bruta no nível registrado no primeiro trimestre e margens similares às do ano passado, segundo o executivo.
“E se repetirmos isso, a companhia vai gerar mais caixa do que gerou no ano passado. Com isso, a gente acaba com uma alavancagem igual ou talvez menor do que a gente acabou no ano passado”, disse Ticle.
A Minerva teve uma alta de 37,7% na receita bruta do primeiro trimestre deste ano, a R$ 6,1 bilhões.
A alavancagem da companhia medida por dívida líquida sobre Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) encerrou o ano passado em 2,4x.
(CarneTec)