As cotações de milho no mercado disponível em Mato Grosso subiram 115,49% desde o início da safra 2019/20, em 1º de julho de 2020, e atingiram na última sexta-feira (12) R$ 68,87/saca, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em relatório.
“É comum em Mato Grosso a elevação dos preços no período de entressafra do milho, devido à menor disponibilidade de grãos para o comércio”, afirmou o Imea. Além da demanda aquecida, outros fatores vêm ditando essa valorização, segundo o instituto, como a alta de 4,43% do dólar no período de 1º de julho a 12 março, e a elevação dos preços futuros do cereal na Bolsa de Chicago (CBOT).
Já para o milho que está sendo semeado, safra 2020/21, as cotações atingiram “altos patamares”, segundo o Imea, com média de R$ 58,64/saca em Mato Grosso. “Desse modo, os agricultores do Estado têm um incentivo a mais para fechar negócios para a safra futura, entretanto, devido às incertezas na semeadura, que se encontra como uma das mais atrasadas da história, a tendência é que as negociações não movam grandes volumes até a definição da safra.” (AE)