A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará, na sexta-feira (22), operações de compra pública (leilões) para aquisição de 10.300 toneladas de milho da safra 2021/2022, para garantir o abastecimento de cereal aos criadores cadastrados no Programa de Venda em Balcão (ProVB).
O primeiro leilão (8.800t de milho em grãos ensacados) terá início às 9h (horário de Brasília), seguido do segundo leilão (aviso n° 32) para mais 1.500t de milho em grãos a granel. O produto adquirido deverá ser entregue nos seguintes Estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Sul.
A Conab destaca que os produtores rurais, cooperativas e comerciantes interessados em participar deverão estar em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), dentre outras exigências constantes no edital.
O Programa de Venda em Balcão tem por objetivo tornar viável o acesso dos criadores rurais de pequeno porte aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Conab, por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local. Por meio dele, são estabelecidas condições de igualdade e oportunidades, visto que os grandes compradores são assistidos pelos leilões públicos realizados por meio de Bolsas de Mercadorias, que se caracterizam por volumes maiores de compra e tornam inviável a participação dos pequenos criadores.