Os formuladores de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) estavam cautelosamente otimistas quanto à capacidade de manterem as taxas de juros estáveis ​​este ano, mostrou a ata da última reunião do Fed, mesmo reconhecendo novos riscos trazidos ​​pelo surto de coronavírus.

O texto também mostrou que as autoridades do Fed estavam céticas sobre qualquer grande reavaliação da meta de inflação do banco central.

O Fed manteve em janeiro a taxa básica de juros entre 1,50% e 1,75%.

“Os participantes geralmente consideram a distribuição de riscos às perspectivas de atividade econômica um pouco mais favorável do que na reunião anterior”, afirmou o Fed na ata da reunião de 28 e 29 de janeiro.

No documento, os membros do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) do Fed disseram que a atual postura da política monetária provavelmente permanecerá apropriada “por um tempo”.

No começo deste ano o Fed havia deixado claro que, após três cortes nas taxas de juros em 2019, planeja manter as taxas de juros estáveis, a menos que haja uma mudança significativa nas perspectivas econômicas para os EUA. (Reuters)