O estado de Mato Grosso foi o maior exportador de carne bovina in natura brasileira em agosto, retomando a liderança que havia perdido por três meses, segundo dados compilados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Mato Grosso exportou 30,92 mil toneladas de carne bovina in natura para outros países em agosto, o equivalente a US$ 128,78 milhões em receita – os maiores valores mensais já registrados para o estado.

“Diante disto, a demanda externa caminha de volta à normalidade após os diversos problemas internos”, escreveram analistas do Imea em relatório divulgado em seu website na segunda-feira (10).

“Ainda assim, para 2018 se qualificar como um bom ano nas exportações, desempenhos como este precisam ser repetidos.”

O volume de carne bovina in natura exportada por Mato Grosso em agosto representa 21,4% do total de 144,4 mil toneladas exportadas por todo o Brasil no mês passado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços divulgados na semana passada.

Mato Grosso também registrou em agosto o crescimento nos abates, de 7,93% ante julho e de 8,56% na comparação anual, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). Frigoríficos no estado abateram 539,44 mil bovinos, superando meio milhão de bovinos pela primeira vez após 55 meses.

De janeiro a agosto, o abate de bovinos em Mato Grosso soma 3,5 milhões de animais, alta de 9,08% ante o mesmo período de 2017.