A segunda pesquisa de intenção de confinamento de bovinos mostra que os pecuaristas do Mato Grosso irão levar ao cocho 811,26 mil cabeças este ano, o que representa elevação de quase 10% sobre o resultado registrado no ano passado, segundo informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O resultado do 2º levantamento mostra evolução em relação à primeira pesquisa, quando registrou-se queda de 7% em relação ao gado confinado em 2018. Segundo o Imea, as regiões que impulsionaram o incremento na segunda pesquisa foram, principalmente, a Sudeste e a Oeste do Estado, as mais representativas no montante de gado confinado do MT.

Ainda de acordo com o instituto, este cenário foi favorecido pelas menores cotações da maior parte dos animais de reposição e aumento do valor da arroba do boi gordo no segundo semestre do ano, o que refletiu nas menores preocupações dos pecuaristas.

No entanto, observa o Imea, como os custos de produção atuais estão maiores que os de 2018, esta conjuntura demonstra que não são somente as cotações que têm incentivado os produtores, como também os resultados dos sistemas intensivos que melhoram a margem da atividade. (Portal DBO)