A Marfrig Global Foods está expandindo sua produção de hambúrgueres nas Américas com a aquisição da Quickfood na Argentina e da planta da BRF S.A. em Várzea Grande (MT), informaram executivos da empresa em teleconferência na sexta-feira (07).

“Essa operação, em termos de estratégia pra nós, é uma operação muito importante, nos coloca numa capacidade de produção extremamente grande, de mais de 230 mil toneladas por ano, o que nos faz um dos maiores produtores de hambúrguer a nível mundial”, disse o CEO global da Marfrig, Eduardo Miron.

Miron estima que as operações globais de hambúrgueres da Marfrig representarão 10% da receita total da empresa em 2019.

A Marfrig concluiu recentemente a venda da Keystone Foods, mas decidiu manter sua fábrica de hanbúrgueres em North Baltimore, Ohio (EUA), onde pode produzir até 91 mil toneladas de produtos por ano. As operações e práticas dessa fábrica serão referência para as novas unidades adquiridas, segundo a Marfrig.

A Quickfood, empresa adquirida da BRF na sexta-feira, é dona da principal marca de hambúrgueres da Argentina, a Paty, entre outras marcas de hambúrgueres, salsichas e outros alimentos processados.

A maior parte da produção da Quickfood atualmente está voltada para atendimento do mercado interno argentino, mas a Marfrig vê uma oportunidade na recente abertura do mercado norte-americano à carne bovina argentina, anunciada no fim de novembro. Outra opção seria fornecer produtos para o setor de food service brasileiro, que tem crescido rapidamente.

“Vamos estudar qual o melhor cenário”, afirmou o CEO da operação sul-americana da Marfrig, Miguel Gularte, acrescentando que a empresa avaliará todas as oportunidades.

A Marfrig já possui uma planta de carne bovina na Argentina, onde abate cerca de 550 cabeças por dia, segundo Gularte. Ele disse que a empresa está investindo para expandir a capacidade de produção nesta fábrica, que tem “grande complementaridade” com as operações da Quickfood. A proximidade com a fábrica da Marfrig no Rio Grande do Sul também abre a oportunidade de fornecer carne bovina brasileira à Quickfood.

Já a aquisição da fábrica de hambúrgueres da BRF em Várzea Grande possibilitará à Marfrig agregar valor à carne bovina que já fornecia para esta unidade. “Estimamos que vamos estar por volta de 80% da capacidade de utilização rapidamente”, disse Miron sobre a unidade, que tem capacidade total de produzir 69 mil toneladas de hambúrgueres, almôndegas e quibes por ano.

A Marfrig espera que a transação seja concluída em janeiro de 2019. (AE)