Nesta quarta-feira (26), o ministro Carlos Fávaro, acompanhado de uma comitiva, deixa a Coreia do Sul e segue para Tóquio, no Japão, dando continuidade à missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Ásia.
A principal meta da série de encontros que ocorrerão durante esta semana é impulsionar a produção sustentável do Brasil. A proposta é atrair investimentos estrangeiros para a recuperação de pastagens de áreas de baixa produtividade, permitindo assim a intensificação da produção de alimentos de forma sustentável e contribuindo para a segurança alimentar.
No Japão, onde temporariamente suspenderam as importações de produtos de frango dos estados do Espírito Santo e Santa Catarina, serão abordados temas como o protocolo de regionalização da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) e a demonstração do sistema de defesa sanitária brasileiro em reuniões com as autoridades japonesas.
Outro ponto importante da agenda é uma reunião com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), uma das principais parceiras da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na revolução tecnológica que viabilizou a expansão do agronegócio para a região do Cerrado, que hoje é destaque na produção de grãos no Brasil.
A delegação do Mapa encerra sua estadia no Japão no sábado (29) e seguirá em direção à Arábia Saudita.
(Canal Rural)