O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) constituiu na terça-feira (31) um comitê de crise para propor estratégias para minimizar os impactos do coronavírus na produção e abastecimento de alimentos do país, conforme decisão publicada no Diário Oficial da União.

O comitê irá analisar cenários de produção, mercado, infraestrutura, percepções da sociedade e produtos agropecuários, e gerar diagnósticos para subsidiar o Mapa em suas decisões.

O grupo deverá também propor ações para manutenção do abastecimento da população brasileira, além de analisar questões com potencial de risco, prevenir a ocorrência de crises e articular seu gerenciamento em caso de ameaça ao abastecimento de produtos e insumos agropecuários.

Entre as ações que devem ser realizadas no curto prazo está o monitoramento do varejo, incluindo supermercados e redes de distribuição, casas agropecuárias, redes de transportes, varejões e feiras, rede de distribuição de produtos químicos e redes de distribuição de nutrição animal.

Os setores de indústria e distribuição de alimentos e bebidas serão monitorados via associações representativas.

O comitê também terá o papel de apoiar as reuniões diárias do grupo de emergência da Presidência da República, encaminhar os problemas identificados às secretarias e demais órgãos do governo, cobrando resultados, e apresentar informe diário, às 17 horas, para distribuição à ministra da Agricultura, Tereza Cristina e equipe.

O comitê será coordenado pelo secretário de Política Agrícola do Mapa, Eduardo Sampaio Marques, contando com um total de 14 membros do gabinete da ministra e de diversas secretarias do Mapa, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Embrapa.

O comitê irá ainda promover a interlocução com órgãos dos governos federal, estadual e municipal para garantir o abastecimento de alimentos e bebidas da população brasileira.

Entidades representativas das indústrias de carnes brasileiras afirmaram recentemente que o abastecimento do país está garantido, com empresas do setor mantendo a produção para atender às demandas interna e externa. (CarneTec)